Nossas Raízes: Cultura ucraniana

16:42 Unknown 0 Comments



Um milhão de ucranianos vivem no Brasil, sendo a maior comunidade da América Latina. Segundo a Representação Central Ucraniano-Brasileira, cerca de 80% deles e de seus descendentes vivem no Paraná. Vindos para suprir a mão de obra no nosso ainda no século XIX, eles deixaram muito de sua cultura na nossa gastronomia!

As características da culinária desta etnia misturam o melhor da cozinha oriental e ocidental, com elementos muito bem definidos: pimentas variadas, sêmola, páprica, cebola, salsinha, cebolinha, nata, dentre outros.  

Tendo semelhanças com a culinária polonesa, seus pratos não costumam ser pesados e nem de difícil digestão, massas leves marcam essa cultura. No Farnel servimos o pierogi ao molho de nata como homenagem a esse povo! Essa massa é originária do oeste da Ucrânia e também da Polônia, aqui o recheio é de ricota e batata e com molho de nata temperado com páprica.


Além da gastronomia, os ucranianos marcaram nossa cultura na arquitetura e na arte, principalmente na poesia. Uma de nossas maiores poetisas, Helena Kolody, era filha de imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil.

*Fontes: Representação Central Ucraniano-Brasileira, Gazeta do Povo, Wikipedia e Tudo em Foco. 

0 comentários: